A importância de beber a quantidade certa de água

Beber líquido o suficiente é vital para a nossa saúde e bem-estar. Então, como, quando e de onde deveríamos estar recebendo isso?

Por que isso é importante?

A maioria de nós sabe que beber muitos líquidos é bom para nós – mas muitos de nós não percebem o quão vitalmente importante é. Água e fluidos são responsáveis por quase 60% do nosso peso corporal e desempenham um papel vital em muitos processos. O fluido no corpo transporta nutrientes, hormônios, enzimas e gases (como o oxigênio) para as células do nosso corpo – e remove resíduos e toxinas. Regula a temperatura do nosso corpo, protege e amortece os nossos órgãos – incluindo o cérebro – e desempenha um papel vital na digestão. Tudo, desde nossos níveis de energia e humor até nossa capacidade de concentração, pode ser afetado quando não estamos suficientemente hidratados.

Quanto você precisa?

A ingestão diária recomendada de líquidos para homens é de 2.500ml e para mulheres, 2.000ml – embora fatores como temperatura e quão ativo você seja podem influenciar isso. Sentir-se sedento é um sinal de que você precisa beber mais – mas, idealmente, você deve evitar chegar a esse estágio. Outro bom indicador de hidratação é a cor da sua urina. A Autoridade Clínica e de Pesquisa da Cleveland Clinic produziu uma cartela de cores que ajuda você a verificar seus níveis de hidratação. Eles sugerem que, desde que seja uma cor amarela pálida, você está suficientemente hidratado. Fora do banheiro, outros sinais de desidratação leve a serem observados incluem: sede; boca seca, lábios e olhos; fadiga; tonturas e dores de cabeça.

E de onde devo tirar esse líquido?

Você não precisa ficar só com água pura. Estudos mostraram que diferentes bebidas não diferem significativamente em sua capacidade de hidratação. O Departamento de Saúde do Reino Unido recomenda a ingestão de seis a oito copos de líquidos todos os dias. Água, leite com baixo teor de gordura e bebidas sem açúcar, incluindo chá e café, contam. Suco de frutas e batidas também contam para o seu consumo de líquidos, embora sejam uma fonte de açúcares livres e, portanto, você deve limitar o consumo a não mais do que um total combinado de 150 ml por dia.

Se você está com dificuldades para beber a quantidade recomendada, faça o download de um lembrete no seu telefone, que permite definir alarmes e preencher copos virtuais no telefone enquanto você bebe água durante o dia. Mas lembre-se, nós também recebemos muito da nossa ingestão de água a partir de alimentos – com alguns alimentos, incluindo frutas e legumes, tendo um teor de água muito maior do que outros.

Então, o que beber?

E quando são os melhores momentos para beber água? A qualquer momento. Comece com um copo logo pela manhã, enquanto seu corpo acorda em estado desidratado devido ao tempo que passou desde a sua última bebida. Além disso, tome um copo cerca de 30 minutos antes de cada refeição – ele pode ajudar a encher seu estômago antes de comer. Cada dose de 150ml de suco de laranja fornece 72kcal e é uma boa fonte de fluido refrescante. Um copo de suco de 150ml é uma das maneiras mais fáceis de obter uma das suas cinco refeições do dia e, além de vitamina C e vitamina B9, também é uma fonte de potássio, que ajuda na função muscular normal.

Até mesmo o chá e o café contam para sua ingestão diária de água – é um equívoco comum que eles se desidratam. Mas para as pessoas preocupadas em ter uma boa noite de sono, é melhor evitar a cafeína perto de quando você vai para a cama. Os chás de ervas são uma boa bebida alternativa à noite, mas esteja ciente de que o chá verde ainda contém cafeína (embora menos que o chá normal) então experimente outros chás como camomila, hortelã ou gengibre. Outra alternativa é o “dandelion coffee”, que vem da planta dente-de-leão e é similar ao café na aparência e sabor, mas é livre de cafeína.

0Shares