Colágeno – Perguntas e dúvidas frequentes

Os efeitos do uso de colágeno tem sido muito discutidos na atualidade, seja em revistas voltadas para estética, em congressos de dermatologia ou na grande mídia.

Com a popularização do produto, mitos e verdades acabam se confundindo entre os defensores e críticos do produto. Levando isso em conta, criamos este artigo com as perguntas e dúvidas mais frequentes para que você se sinta mais informada e segura na hora de decidir fazer uso desta substância cada vez mais conhecida.

O que é colágeno?

Colágeno é uma proteína fibrilar presente no tecido de todos os animais responsável pela “estrutura” da pele, ou seja, pelo aspecto de firmeza e juventude.

Conforme o tempo passa, nosso corpo diminui a produção natural dessa substância levando ao envelhecimento da pele e marcas de flacidez, rugas, estrias, e muito mais.

O que é o colágeno hidrolisado

A versão hidrolisada nada mais é que o colágeno que passou pelo processo de quebra das moléculas de proteína pela água para facilitar a sua absorção pelo organismo.

Qual o melhor colágeno

Existem muitos opções de colágeno no mercado hoje – a principal divisão entre eles é se são tópicos (cremes de passar na pele) ou se podem ser ingeridos (geralmente vendidos em cápsulas ou em pó).

Não há mais dúvidas de que os suplementos de colágeno para ingestão são muito superiores, pois permitem a absorção de seus componentes dentro do próprio organismo – o que é muito mais eficiente.

Nessa segunda categoria, você ainda vai encontrar algumas boas opções, como a Colastrina, o Cartilax e o Renova 31. Nesse post, comparamos duas tradicionais marcas de colágeno.

Como tomar o colágeno?

Tomar o suplemento é muito fácil: você deve consumir uma dose de 5mg a 10mg pela manhã, e outra dose pela noite.

Como tomar colágeno em cápsulas

O produto em cápsulas deve ser consumido como uma pílula comum. E o melhor de tudo é que as cápsulas já vem com a quantidade certa a ser ingerida, evitando que você tome demais ou de menos comprometendo os resultados desejados.

Devo tomar colágeno hidrolisado antes de dormir?

Tomar o colágeno hidrolisado antes de dormir pode ser uma boa saída para constituir uma rotina diária de consumo do produto. No entanto, não tem problema se consumir o produto um pouco mais cedo.

Devo tomar colágeno hidrolisado em jejum?

É possível tomar o colágeno hidrolisado em jejum, mas não é necessário. O resultado não será comprometido caso o produto seja tomado junto com as refeições.

Tomar colágeno a noite engorda?

Esse é um grande mito no qual você não deve acreditar. Tomar colágeno a noite não engorda. Aliás, o produto não engorda independente da hora do consumo. Ele é apenas uma proteína que seu corpo produz naturalmente, mas de maneira insuficiente.

Quais os efeitos benéficos do colágeno?

O colágeno recupera parcialmente alguns tecidos e marcas naturais da pele, diminuindo a flacidez em áreas como a barriga, seios e coxas. Mas o seu principal benefício é prevenir o envelhecimento e surgimento de novas marcas na pele.

Quanto tempo demora para o colágeno fazer efeito

O normal é que o suplemento leve pelo menos 4 meses para começar a fazer efeito. Mas existem muitos casos de usuárias que notaram mudanças significativas em muito menos tempo.

O colágeno oferece algum risco à saúde?

O colágeno é uma substância perfeitamente segura para consumo e certificada pela Anvisa/Ministério da Saúde.
É essencial, no entanto, cumprir exatamente as indicações de consumo fornecidas pelo fabricante e adquirir o produto original.

O colágeno tem efeitos colaterais?

Não. Novamente, vale lembrar que o colágeno é um produto natural, seguro e sem efeitos colaterais.

O colágeno pode ser tomado por qualquer pessoa?

Como qualquer tipo de suplemento, é altamente recomendável que mulheres grávidas consultem o seu médico antes de consumir o produto. O colágeno também não é indicado para crianças e adolescentes uma vez que o organismo das mesmas não possui deficiência desta substância.

Onde posso comprar o colágeno

O colágeno deve ser comprado unicamente em sites oficiais onde pode-se assegurar a originalidade, segurança e qualidade do produto. O mercado livre não é recomendado, pois nunca sabemos a procedência desses produtos.

Qual kit devo comprar?

Caso decida usar o produto em cápsulas, que é o mais indicado, vale a pena comprar kits com 4 potes porque, além de muito mais baratos, vem na quantidade ideal para você começar a perceber as primeiras mudanças no seu corpo.

O colágeno vai funcionar para mim?

Muitas mulheres já se beneficiaram do uso do colágeno no mundo todo, e você pode ser uma delas. Por mais que corpos diferentes reajam de maneira diferentes, melhoras reais devem ser observadas desde que o produto seja consumido da maneira indicada e pelo tempo mínimo de 4 meses. Além disso, a ingestão do colágeno retarda o aparecimento de novas marcas e flacidez na pele e é uma excelente arma preventiva.

Resumindo, existem muitas opções interessantes de suplementos de colágeno no mercado, alguns com efeitos mais expressivos que os outros. Embora não sejam produtos milagrosos, eles comprovadamente ajudam a reestruturar e amenizar os danos à pele causados pela ação do tempo e, mais importante, a reduzir o surgimento de novas lesões. Levando isso em conta, quanto mais cedo você começar a usar na idade adulta, melhores serão os resultados. Também não vale desistir depois de duas semanas – os efeitos do uso de suplementos começam a ficar visíveis com aproximadamente 4 meses de uso.

0Shares