O Renova 31 é um produto aprovado pela ANVISA

O que significa dizer que um produto tem o selo ANVISA?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mais conhecida como ANVISA, foi criada em 1999. Vinculada ao Ministério da Saúde e localizada em Brasília/Distrito Federal, a agência atua em todo território nacional. A sua função é promover a proteção da saúde da população brasileira, através do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. Assim, ela é incumbida de regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública. Isso significa dizer que para um produto ser considerado próprio para consumo humano, ele deve passar pelos testes e ser aprovado pela agência. Um produto só tem a sua qualidade e eficácia comprovada quando ele ganha o selo ANVISA. Em termos práticos, isso significa ser incluído no seu cadastro de produtos registrados – como o Renova 31.

Como é o processo de aprovação do produto?

O registro de um produto só pode ser concedido pela ANVISA. Ele é um ato legal que o determina que o produto registrado está adequado para uso/consumo e de acordo com a legislação sanitária do Brasil. Assim, para conseguir o registro, é necessário que o produto atenda a todos os critérios estabelecidos nas leis e na regulamentação específica fornecida pela agência brasileira. O registro faz parte de um controle sanitário rígido do sistema nacional, sendo realizado antes da comercialização de qualquer produto. Ele tem como principal objetivo reduzir os riscos à saúde dos consumidores. Ou seja, se um produto é comercializado com o selo ANVISA, significa que há garantia da sua eficácia e de que ele traz benefícios para o seu bem-estar e seu corpo, não trazendo nenhum malefício.

Para garantir que não haja riscos à saúde dos consumidores, o registro só é feito após uma rigorosa análise prévia das características de composição e de rotulagem do produto, assim como de uma validação dos processos utilizados durante a sua fabricação pela empresa responsável. Em termos específicos, os pedidos de registro passam por dois procedimentos de análise.

O primeiro é a análise documental, na qual se verifica se todos os documentos administrativos pedidos pelos regulamentos e legislações sanitárias estão presentes no processo. Cada tipo de produto possui uma lista específica à sua categoria de registro. Após esta primeira etapa, realiza-se uma análise técnica, na qual verifica-se se o produto possui todos os requisitos necessários estabelecidos nos regulamentos técnicos específicos de sua categoria. Em especial, se realiza uma análise do processo de fabricação, verificando a presença de contaminantes; as características microbiológicas, microscópicas e macroscópicas do produto; assim como o seu próprio rótulo, que deve conter todas as suas informações nutricionais de acordo com a sua composição.

Nesse processo, verifica-se se há alguma irregularidade ou má intenção por parte dos fabricantes, retirando do mercado produtos que não estejam de acordo com a descrição oferecida à ANVISA e ao consumidor. Isso significa que o selo ANVISA atesta a eficácia do produto assim como seus benefícios à saúde do consumidor. Assim, você tem certeza que o produto que está adquirindo não promete mais do que cumpre!

E se eu tiver outras dúvidas?

Caso ainda haja dúvidas sobre o produto em questão, é possível consultar os dados de todos os registros realizados e válidos no território nacional. Além de poder consultar os registros específicas sobre os produtos que tem o selo ANVISA, é possível ter acesso a muitas informações sobre o processo de avaliação e análise realizados pela agência. Para isso, basta ter acesso à internet e entrar no site da agência.

Disponível no portal on-line da ANVISA, o serviço de consulta oferece a possibilidade de acessar as informações sobre os produtos regularizados pela agência de vigilância sanitária nacional. A página é dividida pelas diferentes categorias analisadas e registradas pela agência sanitária: alimentos, cosméticos, medicamentos, produtos para saúde e saneantes.

De forma bem intuitiva, a pessoa que deseja consultar os dados sobre um produto deve escolher quais os critérios que deseja utilizar para dar início à busca. Por exemplo, você pode consultar as informações sobre o Renova 31 buscando no site da agência o seu número de cadastro 6.07.365-6, o seu registro 673650001 ou o seu processo 25351.174726/2017-31. Sem enrolação ou dificuldade. Simples assim! Tendo passado por uma rigorosa análise, ter o selo da ANVISA significa que o Renova 31 só traz benefícios à saúde e à sua autoestima!

0Shares