Os 10 principais beneficios do colágeno

O colágeno é um ingrediente chave para a saúde e manutenção da nossa pele, articulações e intestino. Mas é um pouco mais do que isso: o colágeno também mostrou ajudar nos níveis de energia, humor e apetite. Quando o colágeno é abundante, nosso sistema está trabalhando perfeitamente para rejuvenescer nossa pele, tecidos e articulações e nós experimentamos um sono verdadeiramente restaurador. Quando não é, percebemos rapidamente os efeitos na maneira como nos parecemos e, em particular, como nos sentimos.

Então, o que exatamente é o colágeno?

O colágeno é uma proteína composta de longas cadeias de aminoácidos ligados. Na verdade, é a mais abundante fonte de proteína em todo o nosso corpo. O que significa que é essencial para o funcionamento da pele, dos vasos sanguíneos, dos músculos, dos tendões, dos ligamentos, dos ossos e do sistema digestivo. Você pode pensar no colágeno como a base ou a cola que mantém tudo unido: fornecendo força e estrutura para nossos tecidos conjuntivos.

Os níveis de colágeno

Nosso corpo produz naturalmente todo o nosso colágeno – até os vinte e poucos anos, quando começa a diminuir lentamente, em cerca de 1,5% ao ano. Portanto, as articulações estalantes, a pele envelhecida e os problemas digestivos não são necessariamente um fator de idade. Na verdade, são todos sintomas de diminuição dos níveis de colágeno.

Felizmente, a ciência está mostrando que não precisa ser assim. Ao suplementar com colágeno hidrolisado, podemos impulsionar a produção natural do corpo e experimentar todos os efeitos positivos.

Peptídeos de colágeno, que são cadeias curtas de aminoácidos, juntamente com aminoácidos livres, são os blocos de construção necessários para fazer o novo colágeno. Quando tomamos um suplemento diário de colágeno, estamos restaurando os níveis de colágeno no corpo. Resultando no impulsionamento da saúde.

Como esse aumento na saúde se mostra em nosso cotidiano? Primeiramente, melhorando a maneira como nos sentimos, embora também haja algumas vantagens sérias para nossa aparência.

  1. Pele Suave e Vibrante

    O Colagénio aumenta a elasticidade da pele. Ao reabastecer os tecidos conjuntivos, a pele mantém sua capacidade de se esticar estruturalmente sem ficar flácida. Nosso corpo usa colágeno para rejuvenescer essa estrutura, dando à nossa pele a capacidade de “se recuperar”. Você pode sentir quando toca sua pele. Com a quantidade certa de colágeno, sua pele parece e fica mais firme. Essa firmeza, ou maciez, contribui para a redução visível de linhas finas e rugas.

  2. Redução da aparência da celulite e das estrias

    Embora a genética desempenhe um papel no aparecimento da celulite e das estrias, os níveis de colágeno também afetam sua aparência em nossa pele. À medida que os níveis de colágeno diminuem, a pele fica mais fina. Isso faz com que o aparecimento de celulite e estrias se torne mais dramático. A pele com uma quantidade saudável de colágeno tem uma estrutura firme e é menos propensa a entrar em colapso na celulite.

  3. Mantém a inflamação longe

    Esta é uma questão importante: acredita-se que a inflamação crônica seja o principal culpado em uma longa lista de problemas de saúde. Felizmente, estudos mostraram que a glicina, um dos principais aminoácidos dos suplementos de colágeno, trabalha para reduzir a inflamação.

  4. Contribui para um sono consistente

    O sono é um fator chave em tudo, desde a função metabólica até a recuperação e a saúde mental. A boa notícia é que a glicina pode ajudar. Estudos mostraram que a glicina melhora a qualidade geral do sono e até melhora significativamente a fadiga e a sonolência diurna em pessoas que sofrem de insônia.

  5. Diminui sua ansiedade

    Quem não sente alguma ansiedade de vez em quando? Mas se o estresse e a ansiedade se tornarem crônicos, isso poderá afetar seriamente nossa vida diária. Adivinha? A glicina também é um neurotransmissor inibitório, o que significa que é um modo natural de acalmar o cérebro e criar equilíbrio.

  6. Mantenha-se em movimento

    Embora não possamos prometer que você estará fazendo uma série de acrobacias sem esforço pelo gramado, podemos dizer que o colágeno reduz o risco de deterioração das articulações, regenera a cartilagem e melhora a dor nas articulações. É a chave para mantê-lo em movimento do jeito que você costumava fazer.

  7. Equilibra o apetite

    Muitas pessoas relatam sentir-se satisfeitas por mais tempo depois de ingerir colágeno pela manhã. Isso não é totalmente surpreendente, pois o colágeno é, na verdade, uma proteína.

  8. Cure e sele

    Você provavelmente já ouviu falar do termo “gotejamento intestinal”. Esta é uma situação em que certas escolhas de estilo de vida começam a nos alcançar. Um intestino permeável tem sido associado a uma série de problemas de saúde física e mental, desde deficiências nutricionais até ansiedade. O colágeno pode ajudar a “curar e selar” o revestimento intestinal, o que resulta em uma ampla gama de benefícios, como melhor digestão, absorção de nutrientes e até um humor mais leve e brilhante.

  9. Aumento nos seus níveis de energia

    Glicina também é usada para aumentar o metabolismo e os níveis de energia, então você pode sair pulando, e não rastejando, para fora da cama.

  10. Melhora o Humor

    Isso pode ser óbvio, mas quando você se sente melhor, você fica melhor. O colágeno tem sido cientificamente ligado a uma ampla gama de benefícios granulares, cujo resultado geral é um aumento na qualidade de vida.

2Shares